Sua pele é o que você come

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Já ouviu falar naquela frase “você é o que você come”?

Pois saiba que funciona muito parecido com a nossa pele. Uma alimentação saudável e equilibrada desempenha papel fundamental na aparência de nossa pele.

Saúde vem de dentro e esta máxima vale para tudo em nosso corpo. Pele bonita e saudável começa no prato.

A seguir dicas do que você deve adicionar a sua dieta e o que você deve evitar. Acompanhe!

Quais alimentos fazem bem para pele?

  • Água: Não poderia deixar de ser o primeiro item da lista. A água é fundamental para o funcionamento normal de nosso metabolismo e para saúde de todo nosso corpo. No caso da pele, também ajuda a mantê-la hidratada. Por isso, beba pelo menos 2L de água por dia;
  • Vinagre de maçã: Ajuda a eliminar as toxinas do corpo e isso ajuda a ter uma pele saudável, além de cabelos com brilho. Se estiver com queimaduras de sol, ele também ajuda na recuperação da pele e evita a formação de bolhas. Mas cuidado, não aplique o vinagre diretamente na pele, pois seu ácido cético pode fazer arder ainda mais. O ideal é diluir o vinagre na mesma quantidade de água, molhar uma toalha e deixar no local por 10 minutos;
  • Limão: Água com limão também ajuda a eliminar toxinas do corpo, deixando a pele mais clara. A vitamina C ajuda a diminuir rugas, manchas e o envelhecimento, devido a sua característica antioxidante. No caso das cicatrizes, o limão pode, inclusive, ser aplicado sobre o local, para diminuí-las. Mas tenha muita atenção: sol e limão não combinam. Nada de se expor ao sol com qualquer vestígio de limão, pois mancha a pele;
  • Beterraba: Auxilia o sistema imunológico e tem uma grande quantidade de antioxidantes, o que previne o envelhecimento precoce, inclusive da sua cútis;
  • Chá verde ou branco: Possuem antioxidantes e flavonóides, que atuam no organismo combatendo os radicais livres e assim, o envelhecimento precoce;
  • Uva: A casca e as sementes da uva possuem uma quantidade alta de resveratrol, um polifenol com alta capacidade antioxidante, que ajuda a manter a pele sempre saudável e jovem;
  • Mamão, cenoura e brócolis: Todos os legumes e frutas são indicados para todos os tipos de pele. Seus benefícios são inúmeros, mas existem características específicas de certos alimentos que ajudam em determinados pontos e, por isso, são melhores para determinados tipos de pessoa. Sendo assim, o mamão, a cenoura e o brócolis são ricos em vitamina A, o que contribui para diminuir a oleosidade da pele, sendo assim, indicados para peles mistas e oleosas;
  • Arroz: É rico em vitamina E e ajuda na hidratação da pele, por isso, indicado para quem tem pele seca. Contudo, tome cuidado com o tamanho das porções de arroz, pois ele é um carboidrato e pode ajudar no aumento de peso. Sempre que puder, prefira o arroz integral.

Quais alimentos devo evitar para o bem da minha pele?

  • Doces e carboidratos simples: Doces e massas contribuem para o endurecimento da elastina e do colágeno, o que é muito prejudicial para a pele e contribui para perda da elasticidade e flacidez;
  • Frituras: Além de fazerem mal para saúde como um todo, deixam a pele mais oleosa, contribuindo para o aparecimento de acne;
  • Cigarro: O tabaco prejudica a oxigenação da pele, gerando rugas, flacidez, manchas e acentuando o processo de envelhecimento, mesmo em pessoas jovens;
  • Álcool: Assim como o tabaco, aumenta a oxidação dos tecidos e favorece o envelhecimento precoce.

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